Degustando

Adoramos cozinhar! E entre tanta receitas que já fizemos, muitas se perderam pelo caminho. Resolvemos então deixar tudo registrado e, porque não, compartilhar todas elas. Todas as receitas aqui serão previamente experimentadas. Bom apetite!!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Creme de Bis

Sobremesa ultra fácil de última hora. Sempre agrada.
"Você vai precisar, em média, de uns 10 minutos para preparar o quitute, isso porque estou contando o tempo que você levará para abrir as duas latas (1 de creme de leite sem soro e 1/2 de leite condensado) e para picar a caixa de bis (os chocolates, não a embalagem..hohoho). Depois, você vai bater o creme de leite e o leite condensado no liquidificador, juntar a isso os bis (ou seriam bises?rs) picadinhos, colocar numa travessa e levar à geladeira. Caso queira, pode levar ao freezer e transformar o doce em uma espécie de sorvete (com uma consistência duvidosa para um sorvete, claro)."
Fonte: Rainhas do lar

* Bati um pouco do Bis junto com o creme para ficar mais grossinho. Ralei chocolate meio-amargo por cima. Ficou bom demais da conta!!!!

domingo, 30 de maio de 2010

Sopa de legumes com carne e alho poró

Aproveitando o frio.... e as sobras das folhas de alho poró fiz uma sopinha. Refoguei as sobras de acém e deixei cozinhar até desmanchar. Juntei batata, cenoura, chuchu, cebola e alho. Quando estava quase pronta, adicionei as folhas de alho poró.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Capeletti à bolonhesa

Usei daquelas massas prontas da Sadia. O molho foi uma carne moída refogada com bastante cebola, alho e pimentão vermelho e amarelo. Juntei uma lata de Pomarola e um restinho de milho. No final acrescentei também um pouco de creme de leite (muito pouco) que tinha na geladeira. Coloquei a massa num refratário, o molho e por cima, queijo parmesão. Levei ao forno para gratinar.

* O capeletti não cozinha tão rápido como as outras massas da Sadia, tive que deixar quase 10 minutos.

domingo, 23 de maio de 2010

Sanduíche de cone

Comprei para experimentar a versão light. Aproveitei todas as sobras da geladeira. Fiz um refogado de azeite, tomate, cebola, pimenta dedo de moça cortadinha e um restinho de milho. Temperei com sal e chimichurri. Esquentei a massa de uma lado, virei e salpiquei queijo parmesão ralado. Por cima fatias finas de queijo minas, deixei dar uma derretidinha e por fim o refogado. Dei uma enrolada e pronto! Ficou bem gostoso.

*Fogo bem baixo, o primeiro deu uma queimadinha.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Carne de panela com gengibre e ervilha torta

"Você também pode usar gengibre na carne de panela. Eu compro acem, fraldinha ou paleta porque acho que na panela essas carnes são as melhores e mais suculentas.
Ok, todo mundo sabe que você não frita a carne assim de cara, certo? Ok, então você espera a carne soltar a água e quando ela começa a fritar é que você adiciona os temperos, óleo (pouco, geralmente as carnes usadas para panela são mais gordurosas), cebola e alho picados e... tcharam! sim, porque non? gengibre. Em pedaços pequenos e finos ou mesmo ralado.
Não exagere na quantidade, o gengibre tem um gosto acentuado e o importante aqui é insinuar o sabor, dar um toque diferente e exótico à boa velha carnona de panela.
Você incrementa com o que quiser, batata, cenoura, abóbora... Eu gosto de vagem torta, adicionada só no final quando a carne já está cozida e o caldo já está quase no ponto."
Fonte: Rainhas do lar

*Fiz tudo certinho. Usei miolo de acém e vagem torta ou como eu chamo por aqui, ervilha torta. O gosto do gengibre ficou bem leve, talvez da próxima vez eu coloque um pouco mais. A vagem poderia ter cozinhado bem menos. Mas tenho que confessar que foi minha primeira vez com a dita cuja.

Salada de tomates com gengibre

"Experimente usar gengibre ralado fino na próxima saladinha de tomate. É, sabe aquela saladinha chinfrim de tomate com tomate? Ponha gengibre. Tempere com sal, umas cebola cortada fininha e, se tiver, uma salsinha sempre cai bem. Complete com um azeite honesto e um vinagre decente ou, como eu prefiro sempre, um limãozinho. Sua saladinha de tomate vai ganhar um sabor especial."
Fonte: Rainhas do lar

*Marido amou. Eu achei "marromeno"... Salada não é mesmo o meu forte. Achei o gosto do gengibre meio forte. E também dispensaria o limão da próxima vez. Ah! não coloquei salsinha. Foi só tomate e cebola mesmo.

Frango de televisão de cachorro

"Dissolver 2 tabletes de caldo de frango ou galinha no molho de soja(shoyo). Depois regar 2 peitos de frango, esfaqueados com carinho, e colocar no forno (cobre com laminado até soltar a agüinha, depois tira pra doirar)."
Fonte: Rainhas do lar

*Fiz com sobrecoxas. Ficaram douradinhas e crocantes.

Canelloni de espinafre com mussarela de búfala

"O recheio a base de espinafre refogado em cebola ralada dourada no azeite com alho e um maço de manjerona bem picadinha e pitadas generosas de noz moscada. A massa de lasanha/caneloni pré-cozida é recheada com esse espinafre, ricota de búfala e um pouco de parmesão ralado. Dá a enroladinha básica (é bom dar uma apertada para o rolinho fique firme e não desmanche no momento de servir). Leva ao forno pré-aquecido em uma travessa forrada com molho de tomate frio feito no processador (tomates inteiros, muito manjericão, sal e pimenta - não precisa levar ao fogo) - coloca os canelonis deixando algum espacinho entre eles e cobre tudo com mussarela de búfala em pedaços e bastante parmesão ralado.
O tempo no forno pode variar mas não demora muito - estará bom quando o parmesão gratinar."
Fonte: Rainhas do lar

*Como sou praticamente uma anta, achei que manjerona era a mesma coisa que manjericão. Então fiz o recheio com manjericão, assim como o molho também. Ficou bem bom. E pra completar, não li a receita direita e coloquei a mussarela de búfala no recheio e também por cima. Resultado: ficou ótimo e fez o maior sucesso!!!