Degustando

Adoramos cozinhar! E entre tanta receitas que já fizemos, muitas se perderam pelo caminho. Resolvemos então deixar tudo registrado e, porque não, compartilhar todas elas. Todas as receitas aqui serão previamente experimentadas. Bom apetite!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Adoça marido

Era pra ser um bolo. Mas resolvi fazer uma calda e colocar por cima. A calda ficou rala e eu coloquei tanta, mas tanta, que virou uma sobremesa de comer com colher.
Fiz assim:
-1 1/2 xícara de farinha de trigo
-1 xícara de açúcar
-1/4 de xícara de chocolate em pó
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1/2 colher (chá) de sal
-1/3 de xícara de óleo
-1 colher (chá) de vinagre branco
-1 xícara de água
Preaqueça o forno a 350° C. Unte uma forma média. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento e o sal. Junte o óleo, o vinagre e a água. Mexa tudo até ficar uma mistura macia. Deixe assar por 45 minutos.
Depois de assado coloquei por cima uma calda feita assim:
-4 colheres de chocolate em pó
-4 colheres de açúcar
-1 xícara de leite
Deixar ferver, apagar o fogo e acrescentar 3 colheres de manteiga.
A calda ficou bem aguada, mas entranhou no bolo e o resultado foi uma agradável surpresa. Enfeitei com morangos. Da próxima vez, assim que colocar a calda e ainda quente, vou servir com sorvete de creme.

Scones de banana, manga ou morango

-400 g de farinha de trigo
-2 colheres de sopa de açúcar mascavo (coloquei 4!)
-1 pitada de sal
-3 colheres de chá de fermento em pó
-150 g de manteiga
-150 ml de leite
-1 ovo
-4 bananas d'água ou 2 mangas ou 1 caixa de morangos
Preaqueça o forno a 200°C. Misture os ingredientes secos. Junte o ovo ao leite e acrescente à mistura dos ingredientes secos. Junte a fruta picada em pedaços. Faça bolinhas do tamanho de uma ameixa. Asse por 15 minutos. Use um palitinho e verifique se a massa está assada.
Fonte: Ateliê Culinário - Vera Saboya

Mesmo colocando o dobro do açúcar, não ficou doce nem salgado. Não dá muito certo misturar as frutas na massa. Fica hiper pegajoso. Com a manga eu optei por rechear os bolinhos com a fruta. Ficou melhor. A turma aqui em casa não aprovou. Não faço de novo...

Spaghetti rápido

Enquanto a água do macarrão fervia, coloquei na panela cebolas pequenas cortadas em quatro e tiras fininhas de alho. Assim que dourou, joguei o tomate cortada em pedaços grandes já sem pele. Por fim, manjericão e pimenta dedo-de-moça sem sementes. à parte temperei pedacinhos de mussarela de búfala com azeite, sal e orégano. Misturei o molho ao macarrão e joguei por cima a mussarela temperada. Muito bom!!!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Creme de batata-baroa com cogumelos

-700 grs de batata-baroa
-1 1/2 xícara de água
-1/2 xícara de creme de leite fresco
-300 g de cogumelo shitake
-1/4 de xícara de vinagre balsâmico
-1 pitada de sal
-1 pitada de pimenta do reino

Cozinhe a batata-baroa até que ela esteja bem molinha. Bata-a no liquidificador com um pouquinho de água do cozimento.Greelhe os cogumelos em tiras com um pouquinho de azeite virgem. Reduza o vinagre balsâmico numa panelinha, em fogo baixo, até que ele ganhe a consistência de caramelo. Aqueça o creme de batata-baroa com o creme de leite fresco e ajuste o sal. Ponha o creme em pequeninas tigelas, com algumas fatias de cogumelo no centro, por cima circunde os cogumelos com um fio de caramelo balsâmico, brincando com o desenho, e sirva.
Fonte: Ateliê Culinário - Vera Saboya

*Como sobrou do creme de batata-baroa, fiz uma nova versão no outro dia. Coloquei um pouquinho de requeijão na tijela, o caldo por cima e salpiquei com cebolinha. Fez mais sucesso que o original!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Mandioca deliciosa?

Tenho um caso de amor com a mandioca. Devo ter sido índia em outra encarnação. E também gosto de receitas antigas. Tenho um livro de receitas da minha mãe da época em que nem leite condensado havia. Algumas receitas ficaram impossíveis de ser realizadas, algo assim com 18 gemas peneiradas e por aí vai. Então que me deparei com essa receita antiga no Rainhas e fui logo experimentar...

"Descasque 1 quilo de mandioca, corte em pedaços e depois de bem lavados leve a cozer em água e sal. Estando no ponto, escorra e retire a fibra do meio dos pedaços. Coloque a mandioca numa forma refratária, polvilhe com parmesão ralado e distribua por cima pedacinhos de manteiga com sal. Cubra tudo com um vidro de leite de côco e leve ao forno para "doirar". Sirva quente."
Fonte:Rainhas do lar
Usei umas mandiocas que já estavam cozidas sem sal. Coloquei o sal por cima e também untei a forma com manteiga. Não gostei do resultado. O gosto do leite de cocô ficou muito forte!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bolo de fubá cremoso

Eu andava doida para fazer uma receita de broinha de fubá que li num livro outro dia. Anotei tudo, comprei os ingredientes mas na hora de fazer as broinhas, cadê a receita? Virei a casa de pernas pro ar, amaldiçoei a empregada e o jeito foi recorrer a Internet para ver se achava. Nada!!! Mas achei essa receita aqui e resolvi experimentar. Não gostei muito porque a parte do bolo ficou meia cascorenta. A parte cremosa é deliciosa!!!


Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de queijo ralado
- 2 xícaras (chá) de fubá
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de semente de erva doce
Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 10
min.

Despeje numa forma untada e enfarinhada.

Leve ao forno médio pré-aquecido por 30 min ou até que, ao enfiar
um palito, ele saia limpo.
Fonte:Mais você

Conserva de tomate cereja

Ficou tão bom, mas tão bom, que embalei e dei de presente no aniversário do meu irmão. E lindo também!

Cortar ao meio quatro bandejinhas de tomate cereja. Fazer uma mistura de uma xícara de açúcar (usei o cristal em uma receita e o refinado em outra. Não notei diferença.) e passar os tomates como à milanesa. Colocar em um tabuleiro sem deixar montar um em cima do outro e levar ao forno por 15 minutos. Escorrer a água e virar os tomates. Mais 15 minutos, novamente escorrer a água e colocar em uma vasilha de vidro com tampa. Acrescentar bastante azeite virgem, manjericão e algumas cabeças de alho cortadas grossamente. Pronto!!! Se quiser pode acrescentar também alcaparras. Quanto mais tempo fica na geladeira mais gostoso fica...

Arroz com alho-poró

Fritei o alho-poró no azeite e acrescentei ao arroz branco. Para acompanhar as calabresas ao forno com cebolas pequenas partidas só na metade.

Frutinhas da copa

Já tinha visto essa receita no Rainhas do lar, mas fiz pela minha cabeça mesmo e devo confessar que não deu muito certo, apesar de ter ficado muito gostoso. Derreti uma barra de chocolate ao leite em banho-maria. Adicionei um tico de creme de leite e aí é que danou. O chocolate desandou!!! Mesmo assim ele ficou parecendo uma massa que tratei de modelar em torno dos morangos (uma sujeirada!!! Solta um óleo danado!) e passar no granulado, castanha triturada e confeitos de chocolate. Tornei a fazer e novamente aconteceu a mesma coisa. Da próxima prometo seguir fielmente a receita.
Fonte:  Rainhas do lar