Degustando

Adoramos cozinhar! E entre tanta receitas que já fizemos, muitas se perderam pelo caminho. Resolvemos então deixar tudo registrado e, porque não, compartilhar todas elas. Todas as receitas aqui serão previamente experimentadas. Bom apetite!!!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Batatas com molho de queijo

É para ser um acompanhamento para carnes, mas aqui em casa virou o prato principal (e único!!!). A preguiça anda gigante, ainda mais com o marido doente pedindo atenção a toda hora...

Cozinhei as batatas até ficarem bem macias. Forrei um refratário com elas. Por cima joguei o molho de queijo.
Molho de queijo: Piquei em pedacinhos um bom pedaço de Roquefort e coloquei no fogo para derreter. Adicionei um pouco de leite e um vidro de requeijão. Quando derreteu tudo coloquei uma caixinha de creme de leite. Temperei com chimichurri.

Pensei em colocar por cima queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar. Mas a fome não deixou...

Cachorro-quente de forno

Ou a massa salgada que combina com tudo. Já fiz com legumes, com carne, com frando, com strogonoff, com sardinha, com atum, com bobó de camarão e por aí vai. Aqui em casa a com o molho de cachorro quente é a preferida, mesmo porque não é todo dia que tem uma sobra de bobó, né?

O molho fiz assim: refoguei bastante cebola no azeite, adicionei as salsichas picadinhas, uma lata de Pomarola (a preguiça era muita!), uma lata de milho e um caldo Knorr.
Para a massa, bati no liquidificador dois ovos, uma xícara mal cheia de óleo, 8 colheres de farinha de trigo (cheias!), sal, 1 colher de pó Royal e fui acrescentando leite até o liquidificador bater livre. Despejei a massa num tabuleiro untado e por cima o molho. Forno e mesa!

domingo, 12 de setembro de 2010

Danete

Lembra da propaganda em que o personagem comia todo o potinho e depois passava os dedos no fundo? Eu também fazia isso...

-1 litro de leite
-1 lata de leite condensado
-3 colheres de maisena (foi muito. Só duas bastam!)
-1 pudim chocolate cremoso Royal
-3 colheres de Nescau
-1 lata de creme de leite sem soro
Colocar todos os ingredientes menos o creme de leite. Fazer um mingau grosso. Depois de esfriar, colocar o mingau no liquidificador com o creme de leite e bater. Colocar na geladeira por 3 horas.

Ficou muito consistente, mais parecendo um pudim. Da próxima vez vou colocar menos maisena.

domingo, 5 de setembro de 2010

Arroz mistureba

Amanhã vou trabalhar mas o marido e a filha vão ficar em casa. Então aproveitei o que tinha por aqui e deixei o almoço pronto. Fácil de esquentar e de fazer.

Torrei o arroz com um pouquinho de óleo, temperei e juntei cenoura picadinha, cebola, alho, uma lata de milho, um tablete de caldo de galinha, pimentão vermelho e amarelo, frango desfiado. Acrescentei a água do milho e caldo de galinha que tinha sobrado do frango.

Broa de fubá

Adoro milho e seus derivados!!! Receitinha fácil, que não dá trabalho. Não consegui bater tudo no liquidificador. Bati um pouco e o resto foi na mão mesmo...

-2 xícaras de fubá
-2 xícaras de farinha de trigo
-2 xícaras de leite
-2 ovos
-2 colheres (chá) de pó Royal
-2 xícaras de açúcar
-2 xícaras de óleo
-1 pitada de sal

Bater tudo no liquidificador e untar uma assadeira nº 2 com óleo. Assar em forno médio.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pasta de grão de bico

Assistindo ao Globo Repórter dias desses, vi que o grão-de-bico é fonte de bem estar físico e emocional, além de evitar doenças circulatórias e coronárias e o mais importante: "valor calórico baixo!!"  Então, não custa nada acrescentá-lo a dieta.

-meio pacote de grão-de-bico
-uma colher de sopa de tahine
-dois dentes de alho
-suco de um limão
-sal

Deixar o grão-de-bico de molho. Levar para cozinhar na mesma água em que ficou de molho. Quando estiver cozido, bater no liquidificador com um pouco dessa água do cozimento. Acrescentar o alho, o tahine e sal. Quando for servir colocar por cima um pouco de azeite e salsinha (prefiro cebolinha!).

Lasanha expressa

Resolvi fazer algumas receitas que tenho soltas em uma pasta. Não sei de onde vieram, nem quem me deu. Mas já é tempo de dar um basta nesses muitos papeizinhos que ocupam uma gaveta inteira.

-1 pão de forma sem casca (usei o normal, retirando a casca)
-1 copo de requeijão
-1 copo de leite quente
-1 lata de molho de tomate
-250 gramas de presunto fatiado
-250 gramas de mussarela fatiada
-queijo parmesão ralado

Pré-aqueça o forno. Afine as fatias de pão com um rolo. Dilua o requeijão com o leite quente. Numa forma refratária untada, espalhe um pouco de molho de tomates. Arrume uma camada de pão, besunte com o requeijão diluído e regue com molho de tomate. Acrescente fatias de presunto e de mussarela e repita as camadas até terminarem os ingredientes, sendo que a última camada deve ser de mussarela. Regue com molho de tomate. Espalhe o restante da mistura de requeijão por cima e polvilhe com bastante parmesão ralado. Leve ao forno quente para aquecer bem e gratinar. Sirva quente.

Pé-de-moleque de leite condensado

A pedido das coleguinhas de trabalho, fiz no aniversário da Neuzinha. Receita fácil que nunca dá errado!

-2 xícaras de amendoim
-1 xícara de açúcar
-1 xícara de água
-1 lata de leite condensado
Deixar ferver até cristalizar (como no pralinê). Continuar mexendo até caramelar. Acrescentar o leite condensado e mexer até soltar da panela. Retirar do fogo, bater ligeiramente e despejar no mármore ou tabuleiro untado. Cortar em seguida.

Sempre faço a receita dobrada porque é a quantidade exata de um pacote de amendoim (o amendoim é cru!). Não parto, vou colocando as colheiradas mesmo.