Degustando

Adoramos cozinhar! E entre tanta receitas que já fizemos, muitas se perderam pelo caminho. Resolvemos então deixar tudo registrado e, porque não, compartilhar todas elas. Todas as receitas aqui serão previamente experimentadas. Bom apetite!!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pasta de ricota

Não sou muito fã de ricota, mas misturada com algumas coisinhas ele perde seu gosto de isopor e ganha um sabor que combina bem com sanduichinhos leves. Fiz assim: amassei bem a ricota com garfo, misturei um restinho de tomate seco bem cortado e também amassado, o azeite que sobrou do tomate, chimi-churri que ultimamente tenho usado para tudo e finalmente um tantinho mínimo de leite para dar uma cremosidade ao patê. Salvou a merenda do dia!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Caneloni de ricota, passas e nozes

E a temporada de massas aqui em casa continua... os mais variados sabores de caneloni!!! Depois que perdi o medo de enrolar os danadinhos, confesso que ando viciada neles. Faço de manhã, vou trabalhar e quando chego em casa é só colocar no forno. Tem coisa mais prática? Fiz assim: ralei meia ricota e temperei com um pouquinho de queijo ralado, sal, cebola micro-partidinha, alho picadinho, folhas de manjericão, nozes picada e passas brancas. Fiz um molho branco, com duas colheres de manteiga derretida e acrescentei duas colheres de farinha de trigo. Mexi bem e fui acrescentando duas xícaras de leite fervendo. Tive que colocar mais leite e mesmo assim o molho ficou bem espesso. Da próxima vez vou diminuir a quantidade de farinha... Depois do molho pronto coloquei noz moscada. Então forrei uma travessa com o molho e fui colocando os rolinhos recheados com a mistura de ricota. Parti eles ao meio e coloquei o restante do molho branco. Por cima, bastante queijo ralado e...forno! Lamentei o estômago ser pequeno porque queria bem mais!!!!

Sorvete de morango

Eu lembro de acordar no meio da noite e escutar o barulho da batedeira funcionando na cozinha. Era minha mãe que batia o sorvete. Batia tantas vezes, que é o sorvete mais cremoso que lembro de ter tomado. O meu não ficou assim... culpa da velha batedeira que queimou e da nova que ainda não chegou. Mas a vontade de sentir esse gostinho da minha infância foi maior, então fiz a receita e coloquei numa sorveteira que tenho aqui. Assim que a batedeira chegar vou fazer de novo, à maneira da minha mãe. Ou seja, bater, deixar gelar, bater, deixar gelar, bater... não sei como ela dava conta!
Dissolvi um pacote de gelatina em meia lata de água fervendo (a medida é a lata de leite condensado!). Misturei à gelatina, uma lata de leite condensado e três latas de leite. Se quiser, acrescentar na última batida, geleia de morango. Juro que é totalmente dispensável, mas que tem lá o seu charme, isso tem.
Fonte: Dona Hedda

Caneloni de presunto e mussarela

Sobrou massa de caneloni do aniversário da sogra. Eu mais que depressa trouxe para casa para experimentar uma receita dada pelo novo cunhado, Pompéu.
Fiz um molho de tomate generoso, com bastante cebola, pimentão amarelo e alho. Forrei a travessa com esse molho e por cima fui colocando os rolinhos de massa recheados com mussarela, presunto e besuntados com uma camada de requejão cremoso. Coloquei mais molho e por cima de tudo bastante queijo ralado. O segredo para o caneloni ficar gostoso é cortar os rolinhos em dois ou três porque assim o molho entra neles. Levei ao forno para gratinar. Ficou tão bom que só deu para tirar foto do pouquinho que salvei para levar para minha mãe...

Risoto milanês

Outro dia cozinhei um pedaço de lagarto para fazer uma carne fria e não me conformei em jogar todo aquele caldo de carne fora. Guardei na geladeira e aproveitei agora para fazer um risoto. Amo risoto!!!
Fiz assim: Coloquei o caldo para ferver com uma colher de chá de açafrão em pó. Enquanto isso, dourei uma cebola picadinha no azeite e acrescentei o arroz (o que tinha aqui em casa mesmo, não foi arbóreo, sem lavar). Também não coloquei vinho, porque não tinha. Como tá se vendo foi uma receita mais que improvisada. Depois fui acrescentando aos poucos o caldo. Uma concha de cada vez. Quando estava no ponto, coloquei uma colher de manteiga e queijo parmesão ralado. Enfeitei com cebolinha picadinha.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Batatas com molho de queijo

É para ser um acompanhamento para carnes, mas aqui em casa virou o prato principal (e único!!!). A preguiça anda gigante, ainda mais com o marido doente pedindo atenção a toda hora...

Cozinhei as batatas até ficarem bem macias. Forrei um refratário com elas. Por cima joguei o molho de queijo.
Molho de queijo: Piquei em pedacinhos um bom pedaço de Roquefort e coloquei no fogo para derreter. Adicionei um pouco de leite e um vidro de requeijão. Quando derreteu tudo coloquei uma caixinha de creme de leite. Temperei com chimichurri.

Pensei em colocar por cima queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar. Mas a fome não deixou...

Cachorro-quente de forno

Ou a massa salgada que combina com tudo. Já fiz com legumes, com carne, com frando, com strogonoff, com sardinha, com atum, com bobó de camarão e por aí vai. Aqui em casa a com o molho de cachorro quente é a preferida, mesmo porque não é todo dia que tem uma sobra de bobó, né?

O molho fiz assim: refoguei bastante cebola no azeite, adicionei as salsichas picadinhas, uma lata de Pomarola (a preguiça era muita!), uma lata de milho e um caldo Knorr.
Para a massa, bati no liquidificador dois ovos, uma xícara mal cheia de óleo, 8 colheres de farinha de trigo (cheias!), sal, 1 colher de pó Royal e fui acrescentando leite até o liquidificador bater livre. Despejei a massa num tabuleiro untado e por cima o molho. Forno e mesa!

domingo, 12 de setembro de 2010

Danete

Lembra da propaganda em que o personagem comia todo o potinho e depois passava os dedos no fundo? Eu também fazia isso...

-1 litro de leite
-1 lata de leite condensado
-3 colheres de maisena (foi muito. Só duas bastam!)
-1 pudim chocolate cremoso Royal
-3 colheres de Nescau
-1 lata de creme de leite sem soro
Colocar todos os ingredientes menos o creme de leite. Fazer um mingau grosso. Depois de esfriar, colocar o mingau no liquidificador com o creme de leite e bater. Colocar na geladeira por 3 horas.

Ficou muito consistente, mais parecendo um pudim. Da próxima vez vou colocar menos maisena.

domingo, 5 de setembro de 2010

Arroz mistureba

Amanhã vou trabalhar mas o marido e a filha vão ficar em casa. Então aproveitei o que tinha por aqui e deixei o almoço pronto. Fácil de esquentar e de fazer.

Torrei o arroz com um pouquinho de óleo, temperei e juntei cenoura picadinha, cebola, alho, uma lata de milho, um tablete de caldo de galinha, pimentão vermelho e amarelo, frango desfiado. Acrescentei a água do milho e caldo de galinha que tinha sobrado do frango.

Broa de fubá

Adoro milho e seus derivados!!! Receitinha fácil, que não dá trabalho. Não consegui bater tudo no liquidificador. Bati um pouco e o resto foi na mão mesmo...

-2 xícaras de fubá
-2 xícaras de farinha de trigo
-2 xícaras de leite
-2 ovos
-2 colheres (chá) de pó Royal
-2 xícaras de açúcar
-2 xícaras de óleo
-1 pitada de sal

Bater tudo no liquidificador e untar uma assadeira nº 2 com óleo. Assar em forno médio.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pasta de grão de bico

Assistindo ao Globo Repórter dias desses, vi que o grão-de-bico é fonte de bem estar físico e emocional, além de evitar doenças circulatórias e coronárias e o mais importante: "valor calórico baixo!!"  Então, não custa nada acrescentá-lo a dieta.

-meio pacote de grão-de-bico
-uma colher de sopa de tahine
-dois dentes de alho
-suco de um limão
-sal

Deixar o grão-de-bico de molho. Levar para cozinhar na mesma água em que ficou de molho. Quando estiver cozido, bater no liquidificador com um pouco dessa água do cozimento. Acrescentar o alho, o tahine e sal. Quando for servir colocar por cima um pouco de azeite e salsinha (prefiro cebolinha!).

Lasanha expressa

Resolvi fazer algumas receitas que tenho soltas em uma pasta. Não sei de onde vieram, nem quem me deu. Mas já é tempo de dar um basta nesses muitos papeizinhos que ocupam uma gaveta inteira.

-1 pão de forma sem casca (usei o normal, retirando a casca)
-1 copo de requeijão
-1 copo de leite quente
-1 lata de molho de tomate
-250 gramas de presunto fatiado
-250 gramas de mussarela fatiada
-queijo parmesão ralado

Pré-aqueça o forno. Afine as fatias de pão com um rolo. Dilua o requeijão com o leite quente. Numa forma refratária untada, espalhe um pouco de molho de tomates. Arrume uma camada de pão, besunte com o requeijão diluído e regue com molho de tomate. Acrescente fatias de presunto e de mussarela e repita as camadas até terminarem os ingredientes, sendo que a última camada deve ser de mussarela. Regue com molho de tomate. Espalhe o restante da mistura de requeijão por cima e polvilhe com bastante parmesão ralado. Leve ao forno quente para aquecer bem e gratinar. Sirva quente.

Pé-de-moleque de leite condensado

A pedido das coleguinhas de trabalho, fiz no aniversário da Neuzinha. Receita fácil que nunca dá errado!

-2 xícaras de amendoim
-1 xícara de açúcar
-1 xícara de água
-1 lata de leite condensado
Deixar ferver até cristalizar (como no pralinê). Continuar mexendo até caramelar. Acrescentar o leite condensado e mexer até soltar da panela. Retirar do fogo, bater ligeiramente e despejar no mármore ou tabuleiro untado. Cortar em seguida.

Sempre faço a receita dobrada porque é a quantidade exata de um pacote de amendoim (o amendoim é cru!). Não parto, vou colocando as colheiradas mesmo.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Batatas à Suíca

-1/2 kg de batatas
-02 cubos de caldo de carne
-01 colher de sopa de manteiga
-150g de queijo prato ( ou de sua preferência)
-Noz moscada ralada
Dissolva os cubos em 700ml de água fervente e cozinhe as batatas até ficarem macias.
Coloque as batatas em uma forma refratária (ou uma panela que possa ir à mesa) polvilhe com noz moscada e salpique pedaços de manteiga.
Cubra com as fatias do queijo e leve para gratinar por uns 20 minutos.

Servi com o frango de televisão. Muito bom, mas da próxima vez vou usar mussarela. O queijo prato fica um tantinho duro.

Fonte: Receitas Uruguai-Brasil

Tomate Caprese ao pesto

Vi essa receita no Rainhas do Lar. A única modificação que fiz foi levar ao forno. Ficou um assado de tomate recheado. E como não tinha mussarela de búfala, usei um queijo frescal que tinha na geladeira. Devo confessar que com a mussarela deve ficar mais gostoso...

Tirar a tampinha do tomate e fatiá-lo sem chegar ao final, ficando inteiro ainda. Rechear cada fatia com um pedaço de queijo e uma folha de manjericão. Por cima, regar com molho pesto. Levar ao forno até derreter o queijo.

Spaghetti ao pesto

Minha sobrinha, recém-casada, convidou para o almoço. Serviu um spaghetti ao pesto maravilhoso e eu lógico que quis a receita e já fiz aqui em casa. Ficou maravilhoso! O segredo é usar produtos de boa qualidade...
Para o molho pesto:
-1 maço de manjericão
-Pinoli (ou nozes, eu prefiro pinoli)
-Azeite e óleo de girassol
-Sal
-Queijo grana padano ralado
-1 dente de alho
Bater tudo no liquidificador. Ir colocando o azeite aos poucos, depois passar para o óleo. Não tem muita medida, é no olho mesmo. Esse molho serve também para saladas, torradinhas, etc... O que sobrou, guardei em vidro na geladeira. Pode congelar também.
Quanto ao macarrão, é só cozinhar e misturar o molho!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Adoça marido

Era pra ser um bolo. Mas resolvi fazer uma calda e colocar por cima. A calda ficou rala e eu coloquei tanta, mas tanta, que virou uma sobremesa de comer com colher.
Fiz assim:
-1 1/2 xícara de farinha de trigo
-1 xícara de açúcar
-1/4 de xícara de chocolate em pó
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1/2 colher (chá) de sal
-1/3 de xícara de óleo
-1 colher (chá) de vinagre branco
-1 xícara de água
Preaqueça o forno a 350° C. Unte uma forma média. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento e o sal. Junte o óleo, o vinagre e a água. Mexa tudo até ficar uma mistura macia. Deixe assar por 45 minutos.
Depois de assado coloquei por cima uma calda feita assim:
-4 colheres de chocolate em pó
-4 colheres de açúcar
-1 xícara de leite
Deixar ferver, apagar o fogo e acrescentar 3 colheres de manteiga.
A calda ficou bem aguada, mas entranhou no bolo e o resultado foi uma agradável surpresa. Enfeitei com morangos. Da próxima vez, assim que colocar a calda e ainda quente, vou servir com sorvete de creme.

Scones de banana, manga ou morango

-400 g de farinha de trigo
-2 colheres de sopa de açúcar mascavo (coloquei 4!)
-1 pitada de sal
-3 colheres de chá de fermento em pó
-150 g de manteiga
-150 ml de leite
-1 ovo
-4 bananas d'água ou 2 mangas ou 1 caixa de morangos
Preaqueça o forno a 200°C. Misture os ingredientes secos. Junte o ovo ao leite e acrescente à mistura dos ingredientes secos. Junte a fruta picada em pedaços. Faça bolinhas do tamanho de uma ameixa. Asse por 15 minutos. Use um palitinho e verifique se a massa está assada.
Fonte: Ateliê Culinário - Vera Saboya

Mesmo colocando o dobro do açúcar, não ficou doce nem salgado. Não dá muito certo misturar as frutas na massa. Fica hiper pegajoso. Com a manga eu optei por rechear os bolinhos com a fruta. Ficou melhor. A turma aqui em casa não aprovou. Não faço de novo...

Spaghetti rápido

Enquanto a água do macarrão fervia, coloquei na panela cebolas pequenas cortadas em quatro e tiras fininhas de alho. Assim que dourou, joguei o tomate cortada em pedaços grandes já sem pele. Por fim, manjericão e pimenta dedo-de-moça sem sementes. à parte temperei pedacinhos de mussarela de búfala com azeite, sal e orégano. Misturei o molho ao macarrão e joguei por cima a mussarela temperada. Muito bom!!!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Creme de batata-baroa com cogumelos

-700 grs de batata-baroa
-1 1/2 xícara de água
-1/2 xícara de creme de leite fresco
-300 g de cogumelo shitake
-1/4 de xícara de vinagre balsâmico
-1 pitada de sal
-1 pitada de pimenta do reino

Cozinhe a batata-baroa até que ela esteja bem molinha. Bata-a no liquidificador com um pouquinho de água do cozimento.Greelhe os cogumelos em tiras com um pouquinho de azeite virgem. Reduza o vinagre balsâmico numa panelinha, em fogo baixo, até que ele ganhe a consistência de caramelo. Aqueça o creme de batata-baroa com o creme de leite fresco e ajuste o sal. Ponha o creme em pequeninas tigelas, com algumas fatias de cogumelo no centro, por cima circunde os cogumelos com um fio de caramelo balsâmico, brincando com o desenho, e sirva.
Fonte: Ateliê Culinário - Vera Saboya

*Como sobrou do creme de batata-baroa, fiz uma nova versão no outro dia. Coloquei um pouquinho de requeijão na tijela, o caldo por cima e salpiquei com cebolinha. Fez mais sucesso que o original!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Mandioca deliciosa?

Tenho um caso de amor com a mandioca. Devo ter sido índia em outra encarnação. E também gosto de receitas antigas. Tenho um livro de receitas da minha mãe da época em que nem leite condensado havia. Algumas receitas ficaram impossíveis de ser realizadas, algo assim com 18 gemas peneiradas e por aí vai. Então que me deparei com essa receita antiga no Rainhas e fui logo experimentar...

"Descasque 1 quilo de mandioca, corte em pedaços e depois de bem lavados leve a cozer em água e sal. Estando no ponto, escorra e retire a fibra do meio dos pedaços. Coloque a mandioca numa forma refratária, polvilhe com parmesão ralado e distribua por cima pedacinhos de manteiga com sal. Cubra tudo com um vidro de leite de côco e leve ao forno para "doirar". Sirva quente."
Fonte:Rainhas do lar
Usei umas mandiocas que já estavam cozidas sem sal. Coloquei o sal por cima e também untei a forma com manteiga. Não gostei do resultado. O gosto do leite de cocô ficou muito forte!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bolo de fubá cremoso

Eu andava doida para fazer uma receita de broinha de fubá que li num livro outro dia. Anotei tudo, comprei os ingredientes mas na hora de fazer as broinhas, cadê a receita? Virei a casa de pernas pro ar, amaldiçoei a empregada e o jeito foi recorrer a Internet para ver se achava. Nada!!! Mas achei essa receita aqui e resolvi experimentar. Não gostei muito porque a parte do bolo ficou meia cascorenta. A parte cremosa é deliciosa!!!


Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de queijo ralado
- 2 xícaras (chá) de fubá
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de semente de erva doce
Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 10
min.

Despeje numa forma untada e enfarinhada.

Leve ao forno médio pré-aquecido por 30 min ou até que, ao enfiar
um palito, ele saia limpo.
Fonte:Mais você

Conserva de tomate cereja

Ficou tão bom, mas tão bom, que embalei e dei de presente no aniversário do meu irmão. E lindo também!

Cortar ao meio quatro bandejinhas de tomate cereja. Fazer uma mistura de uma xícara de açúcar (usei o cristal em uma receita e o refinado em outra. Não notei diferença.) e passar os tomates como à milanesa. Colocar em um tabuleiro sem deixar montar um em cima do outro e levar ao forno por 15 minutos. Escorrer a água e virar os tomates. Mais 15 minutos, novamente escorrer a água e colocar em uma vasilha de vidro com tampa. Acrescentar bastante azeite virgem, manjericão e algumas cabeças de alho cortadas grossamente. Pronto!!! Se quiser pode acrescentar também alcaparras. Quanto mais tempo fica na geladeira mais gostoso fica...

Arroz com alho-poró

Fritei o alho-poró no azeite e acrescentei ao arroz branco. Para acompanhar as calabresas ao forno com cebolas pequenas partidas só na metade.

Frutinhas da copa

Já tinha visto essa receita no Rainhas do lar, mas fiz pela minha cabeça mesmo e devo confessar que não deu muito certo, apesar de ter ficado muito gostoso. Derreti uma barra de chocolate ao leite em banho-maria. Adicionei um tico de creme de leite e aí é que danou. O chocolate desandou!!! Mesmo assim ele ficou parecendo uma massa que tratei de modelar em torno dos morangos (uma sujeirada!!! Solta um óleo danado!) e passar no granulado, castanha triturada e confeitos de chocolate. Tornei a fazer e novamente aconteceu a mesma coisa. Da próxima prometo seguir fielmente a receita.
Fonte:  Rainhas do lar

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Petisco de batata, tomate seco e manjericão

Fiz para o segundo (ou terceiro) jogo do Brasil. Acho que as batatas poderiam ter ficado mais salgadinhas, mas fiquei com medo de salgar demais e fiz pouco tempo antes do jogo. O prato fica lindo!!!

" Eu cozinhei batatas bolinhas lavadas, bem lavadas, com casca e tudo em água somente até que ficassem cozidas, porém firmes. Ainda mornas, cortei-as pela metade e comecei a montar os espetinhos - um pedacinho de tomate seco (caseiro, que eu fiz e temperei) e uma folhinha de manjericão pra arrematar.
Depois, com a batatinha ainda morninhas, é só montar uma "caminha" de sal grosso e começar a ajeitar os espetinhos nela. O detalhe aqui é que é esse contato com o sal grosso que vai dar o sal da receita, por isso é bacana montar com pelo menos 2 horas de antecedência, para que o sal penetre na batatinha. Caso você não disponha desse tempo, cozinhe as batatas já com sal na água e sirva rápido, para a batatinha não ficar muito tempo em contato com o sal grosso do prato.

Ah! Pode variar também, claro. Dá para usar queijos - uma lasquinha de parmesão, gorgonzola, roquefort, mussarela de búfala, cream cheese. Também dá para substituir o tomate seco por parma, por peito de peru... e o manjericão? Hmmm ... e se trocá-lo por uma mini rúcula?
Não é ótimo um prato que permite tantas variações? :)"
Fonte: Rainhas do lar

Arroz com brócolis

Passando por uma barraca de verduras não resisti ao brócolis que estava maravilhoso!!!
A turma aqui em casa adora! Cortei o brócolis bem rente as flores(?) e guardei os talos e folhas para uma sopinha. Refoguei o arroz num tico de óleo, deixei fritar bem, adicionei calabresa, cebolas pequenas só cortadas ao meio, o brócolis e pimenta dedo-de-moça sem sementes. Temperei com alho e sal e adicionei a água fria mesmo. Semana que vem repito a dose!!!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Tomatinhos cereja recheados

"Tomatinhos cereja cortados ao meio, temperados com vinagre balsâmico, azeite e sal, recheados com cream chese e manjericão por cima para enfeitar."
Fonte: Rainhas do lar

Fiz para o jogo de estréia do Brasil na copa. Farei muitas e muitas vezes mais. Perfeito!!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Creme de Bis

Sobremesa ultra fácil de última hora. Sempre agrada.
"Você vai precisar, em média, de uns 10 minutos para preparar o quitute, isso porque estou contando o tempo que você levará para abrir as duas latas (1 de creme de leite sem soro e 1/2 de leite condensado) e para picar a caixa de bis (os chocolates, não a embalagem..hohoho). Depois, você vai bater o creme de leite e o leite condensado no liquidificador, juntar a isso os bis (ou seriam bises?rs) picadinhos, colocar numa travessa e levar à geladeira. Caso queira, pode levar ao freezer e transformar o doce em uma espécie de sorvete (com uma consistência duvidosa para um sorvete, claro)."
Fonte: Rainhas do lar

* Bati um pouco do Bis junto com o creme para ficar mais grossinho. Ralei chocolate meio-amargo por cima. Ficou bom demais da conta!!!!

domingo, 30 de maio de 2010

Sopa de legumes com carne e alho poró

Aproveitando o frio.... e as sobras das folhas de alho poró fiz uma sopinha. Refoguei as sobras de acém e deixei cozinhar até desmanchar. Juntei batata, cenoura, chuchu, cebola e alho. Quando estava quase pronta, adicionei as folhas de alho poró.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Capeletti à bolonhesa

Usei daquelas massas prontas da Sadia. O molho foi uma carne moída refogada com bastante cebola, alho e pimentão vermelho e amarelo. Juntei uma lata de Pomarola e um restinho de milho. No final acrescentei também um pouco de creme de leite (muito pouco) que tinha na geladeira. Coloquei a massa num refratário, o molho e por cima, queijo parmesão. Levei ao forno para gratinar.

* O capeletti não cozinha tão rápido como as outras massas da Sadia, tive que deixar quase 10 minutos.

domingo, 23 de maio de 2010

Sanduíche de cone

Comprei para experimentar a versão light. Aproveitei todas as sobras da geladeira. Fiz um refogado de azeite, tomate, cebola, pimenta dedo de moça cortadinha e um restinho de milho. Temperei com sal e chimichurri. Esquentei a massa de uma lado, virei e salpiquei queijo parmesão ralado. Por cima fatias finas de queijo minas, deixei dar uma derretidinha e por fim o refogado. Dei uma enrolada e pronto! Ficou bem gostoso.

*Fogo bem baixo, o primeiro deu uma queimadinha.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Carne de panela com gengibre e ervilha torta

"Você também pode usar gengibre na carne de panela. Eu compro acem, fraldinha ou paleta porque acho que na panela essas carnes são as melhores e mais suculentas.
Ok, todo mundo sabe que você não frita a carne assim de cara, certo? Ok, então você espera a carne soltar a água e quando ela começa a fritar é que você adiciona os temperos, óleo (pouco, geralmente as carnes usadas para panela são mais gordurosas), cebola e alho picados e... tcharam! sim, porque non? gengibre. Em pedaços pequenos e finos ou mesmo ralado.
Não exagere na quantidade, o gengibre tem um gosto acentuado e o importante aqui é insinuar o sabor, dar um toque diferente e exótico à boa velha carnona de panela.
Você incrementa com o que quiser, batata, cenoura, abóbora... Eu gosto de vagem torta, adicionada só no final quando a carne já está cozida e o caldo já está quase no ponto."
Fonte: Rainhas do lar

*Fiz tudo certinho. Usei miolo de acém e vagem torta ou como eu chamo por aqui, ervilha torta. O gosto do gengibre ficou bem leve, talvez da próxima vez eu coloque um pouco mais. A vagem poderia ter cozinhado bem menos. Mas tenho que confessar que foi minha primeira vez com a dita cuja.

Salada de tomates com gengibre

"Experimente usar gengibre ralado fino na próxima saladinha de tomate. É, sabe aquela saladinha chinfrim de tomate com tomate? Ponha gengibre. Tempere com sal, umas cebola cortada fininha e, se tiver, uma salsinha sempre cai bem. Complete com um azeite honesto e um vinagre decente ou, como eu prefiro sempre, um limãozinho. Sua saladinha de tomate vai ganhar um sabor especial."
Fonte: Rainhas do lar

*Marido amou. Eu achei "marromeno"... Salada não é mesmo o meu forte. Achei o gosto do gengibre meio forte. E também dispensaria o limão da próxima vez. Ah! não coloquei salsinha. Foi só tomate e cebola mesmo.

Frango de televisão de cachorro

"Dissolver 2 tabletes de caldo de frango ou galinha no molho de soja(shoyo). Depois regar 2 peitos de frango, esfaqueados com carinho, e colocar no forno (cobre com laminado até soltar a agüinha, depois tira pra doirar)."
Fonte: Rainhas do lar

*Fiz com sobrecoxas. Ficaram douradinhas e crocantes.

Canelloni de espinafre com mussarela de búfala

"O recheio a base de espinafre refogado em cebola ralada dourada no azeite com alho e um maço de manjerona bem picadinha e pitadas generosas de noz moscada. A massa de lasanha/caneloni pré-cozida é recheada com esse espinafre, ricota de búfala e um pouco de parmesão ralado. Dá a enroladinha básica (é bom dar uma apertada para o rolinho fique firme e não desmanche no momento de servir). Leva ao forno pré-aquecido em uma travessa forrada com molho de tomate frio feito no processador (tomates inteiros, muito manjericão, sal e pimenta - não precisa levar ao fogo) - coloca os canelonis deixando algum espacinho entre eles e cobre tudo com mussarela de búfala em pedaços e bastante parmesão ralado.
O tempo no forno pode variar mas não demora muito - estará bom quando o parmesão gratinar."
Fonte: Rainhas do lar

*Como sou praticamente uma anta, achei que manjerona era a mesma coisa que manjericão. Então fiz o recheio com manjericão, assim como o molho também. Ficou bem bom. E pra completar, não li a receita direita e coloquei a mussarela de búfala no recheio e também por cima. Resultado: ficou ótimo e fez o maior sucesso!!!